No Brasil, ele nunca foi tão popular quanto outros rítmos, porque a maioria das pessoas nem sabe do que se trata. Para se ter uma ideia, a banda de Ska brasileira mais popular é Paralamas do Sucesso, e pouca gente sabe que aquelas baladinhas animadas deles são, nada mais, nada menos, que Ska. Também podemos encontrar o Ska em músicas do Skank e do Móveis Coloniais de Acajú. E falandoo de gospel, encontramos em músicas da banda Código C.
O Ska é um gênero musical que teve sua origem na Jamaica no final da década de 50, combinando elementos caribenhos como o mento e o calipso e estadunidenses como o jazz, jump blues e rhythm and blues. Foi o precursor do rocksteady e do reggae. (antes de saber disso, eu tinha certeza que era o contrário, que o Ska tinha vindo do Reggae. rsrs)
Os instrumentos típicos do Ska são: guitarra, baixo, bateria, orgão, trobone, trompete e sax.
Historiadores da música tipicamente dividem a história do ska em três períodos:
- A cena original da Jamaica, da década de 1960 chamada de primeira geração;
- A segunda geração conhecida por era two tone iniciada no final da década de 70 na Inglaterra, em torno do selo de mesmo nome criado por Jerry Dammers, tecladista do The Specials;
- A terceira e mais atual geração ska, iniciada na década de 80 com os gêneros de fusão ska punk e ska jazz.
O autor da palavra ska foi o baixista Cluet Jonhson, que saudava todos os seus amigos dizendo "Hey Skavoovee". Além disso, a pronúncia da palavra assemelha-se ao ritmo da guitarra.
No Ska Gospel, as bandas mais conhecidas são: The OC Supertones, The Insyderz e Five Iron Frenzy. Essas bandas, inclusive, adotaram o estilo Ska até mesmo em sua maneira de vestir, usando ternos e chapéus característicos dos anos 50 e a marca registrada do Ska: o quadriculado preto e branco.
Conheça mais sobre algumas bandas de Ska:

The OC Supertones: A banda iniciou-se no principio de 1990 com o nome Saved. Formada originalmente por Matt Morginsky, Jason Carson e Tony Terusa enquanto colegas no liceu de Junior High School, tendo tocado diversos estilos musicais, desde o punk, rap, metal, disco e funk.

Marcas Registradas do Ska:
Terno, gravata e chapéu no estilo anos 50.
Quadriculado preto e branco.
Alegria, descontração e energia.
Metais (instrumentos de sopro)Crítica Social.
Álbuns Marcantes do Ska Gospel:
Hi Fi Revival (The OC Supertones)
Skalleluia Too! (The Insyderz)
Electric Boogaloo (Five Iron Frenzy)
Minhas músicas prediletas de Ska Gospel:
Chase The Sun (The OC Supertones)
Jigsaw (The Insyderz)
Kamikaze (Five Iron Frenzy)
Fonte de pesquisa: wikipedia.
Não curtia muito, mas pras aulas de bateria Ska é fundamental
ResponderExcluir100 dúvida.
ResponderExcluir