Ele te engana muito...


Compartilhe esse artigo com a galera!

Talvez o título chamou sua atenção, você deve estar querendo saber quem é que te engana muito...
Como não gosto de fazer rodeios, vou direto ao assunto: quem te engana muito é o seu próprio coração.
Olha, nada contra o coração, ele é um cara legal, mas ele gosta muito de tomar a frente das coisas e você deve saber colocá-lo no lugar dele. O coração (alma, carne) serve para guardar os sentimentos (bons, eu espero), mas serve para guardar todos eles, inclusive os ruins. Dele vem também as emoções.
A mente (espírito) serve para pensar, raciocinar, e quando DEUS quer falar com alguém, sempre fala na mente, pois não quer que ninguém haja por impulso ou emoção, e sim, por livre arbítrio, com inteligência.
Na vida, estamos o tempo todo tomando decisões. Se você for uma pessoa humilde e inteligente, já deve saber que o melhor a fazer é contar com a direção de DEUS nos momentos decisivos. ELE vê aonde não vemos, sabe o que é melhor pra nós. Mas como vamos poder ouvir a voz DELE, que fala na mente, se estamos nos deixando dominar pelas emoções do coração? Devemos sempre parar, pensar, pedir orientação a DEUS e deixar as emoções de lado, elas não servem para tomar decisões.
Por isso que em Jeremias 17:9 diz: " Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?"
Então, se você quer tomar decisões sábias, quer poder contar com a direção de DEUS, use seu coração apenas para o que é função dele: guardar sentimentos e não para tomar decisões.
É importante tomar o cuidado de ter somente o que é bom no coração, para protegê-lo, é o que a Bíblia diz: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4:23).
Todos os dias, o coração é bombardeado com coisas que tentam o corromper. São coisas que vemos, ouvimos e consequentemente, ele acaba sentindo. Mas devemos guardá-lo acima de tudo e não atentar para o que os olhos vêem, os ouvidos ouvem e assim, o coração sente. O coração se engana, se ilude, faz a gente ver o que não existe e depois se frustrar.
É claro que eu não estou dizendo que devemos ser robôs, frios e sem emoção, mas estou dizendo que não devemos atentar para tudo que o coração nos diz, devemos submetê-lo ao nosso raciocínio. Se assim não fôr, seremos pessoas desequilibradas, inconstantes, e viveremos de acordo com o que o coração sentir.
Em certos momentos estaremos eufóricos, em outros, deprimidos, levaríamos uma vida de altos e baixos. Mas quando estamos na Fé, mesmo em momentos difíceis, podemos estar alegres pelo fato de confiarmos em DEUS e sabermos que ELE é fiel para nos responder. "Visto que andamos por fé e não pelo que vemos." (2 Coríntios 5:7).
Você precisa ter fé. Pedir direção e crer que DEUS vai responder. Deixar as emoções de lado e estar sensível para ouvir a voz DELE pela fé. "De fato, sem fé é impossível agradar a DEUS, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de DEUS creia que ELE existe e que se torna galardoador daqueles que o buscam." (Hebreus 11:6).
Seja humilde, busque a ajuda de quem pode te ajudar. Se você confiar de verdade, ELE vai te responder, isso é FÉ. ELE vai te dar alegria, moderação, equilíbrio e sabedoria para tomar decisões. Mas você tem que crer e buscar de todo o coração.
Se não, o seu próprio coração vai continuar te enganando, e muito.
"Alegrai - vos sempre no SENHOR; outra vez digo: alegrai- vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o SENHOR. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo porém, sejam conhecidas as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
E a paz de DEUS, que excede todo o entendimento guardará o vosso coração e a vossa mente em CRISTO JESUS." (Filipenses 4:4-7).

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Participe do fjregente.com :)